Como fazer artesanato com bambu

Presente de forma nativa em todos os continente com exceção da Europa, o Bambu é uma planta com grande potencial agrícola cujos caules podem ser utilizados para fabricar diversos objetos. Nos últimos tempos temos vindo a observar que o bambu se tem disseminado em grande escala, sendo utilizado sobretudo no design de móveis e na decoração de interiores. Por essa razão, se você gostaria de saber como fazer artesanato com bambu para decorar sua casa com esta madeira durável, continue lendo este artigo e descubra!

Vai precisar de:

 


  1. Toalheiro. Talvez você já tenha visto algumas escadas simples feitas de bambu, mas nunca pensou que elas poderiam integrar facilmente a decoração de sua casa e serem úteis para outro fim! Neste artigo umComo apresentamos uma escada de bambu usada como toalheiro, que certamente conferirá uma toque moderno e algo rústico ao seu banheiro. Construí-la é muito fácil: você apenas irá necessitar de alguns caules de bambu para os degraus e laterais, e depois é só fixá-los uns aos outros com cola forte ou corda!
  2. Caixa acústica. Você tem um iPhone mas ainda não juntou grana suficiente para comprar as chamadas docks que permitem aumentar o som do deu celular? Sem problema, você poderá criar um artesanalmente a partir de bambu e surpreender todos os seus amigos! Para isso apenas irá necessitar de um pedaço de caule de bambu com cerca de 20 cm de comprimento, faça uma incisão vertical em uma das extremidades, com largura e espessura suficiente para inserir seu iPhone, e uma outra horizontalmente na outra extremidade, tal como mostrado na imagem ao lado. Insira seu celular na incisão vertical, coloque música a tocar e desfrute!
  3. Escultura decorativa. Se você for habilidoso e criativo, certamente lhe agradará a ideia de pegar em um pedaço de bambu e o trabalhar para fazer uma escultura bem bonita, como a da imagem ao lado. Para isso pegue em um estilete ou canivete e comece cortando o caule de bambu para criar uma imagem. Comece com formas simples, como uma estrela e, à medida que se sentir mais experimente, avance para outras criações!
  4. Luminárias. Com base na ideia anterior, você poderá criar bonitas luminárias de bambu para conferir um ambiente mais aconchegante em sua casa! Basta cumprir com os passos indicados no ponto anterior e colocar, no interior do caule de bambu, uma vela pequena. Prefira as velas perfumadas para um resultado mais agradável. Se tiver conhecimentos de eletricista, pode caprichar na luminária e instalar uma lâmpada no interior.
  5. Sino dos ventos. É provável que você já tinha visto à venda em vários locais sinos dos ventos ou espanta espíritos feitos de bambu, certo? O som produzido por ele é muito agradável e relaxante, por isso porque não fazer o seu próprio? Você irá necessitar de uma vara de bambu, metade de uma casca de coco, cordel barbante e régua. Corte 5 ou 6 pedaços da vara em medidas próximas (3cm, 5cm, 7cm, 10cm…) e faça um pequeno furo em uma das extremidades, na qual prenderá o cordel. Na casca de coco faça igualmente furos, na mesma quantidade dos pedaços de bambu que cortou, e prenda neles a outra ponta do cordel de barbante, de forma a unir o bambu à casca de coco. A meio da casca faça um último furo e prenda nele um cordel mais grosso, que servirá para pendurar seu sino dos ventos!
  6. Fonte zen. Se você gosta de objetos zen, como budas, jardim e bambu da sorte, experimente fazer uma fonte zen de bambu! Para isso pegue em um pedaço de bambu com 5cm e faça nele um furo para inserir um caninho de bambu mais pequeno, que em uma das pontas deverá estar cortado horizontalmente. O bambu de 5cm será colocado verticalmente e o caninho será por onde irá escorrer a água; una-os com silicone transparente. Insira no interior do bambu uma tubulação saída de um motor para bomba de aquário e coloque tudo em uma bowl de cerâmica ou tabuleiro grande o suficiente para acomodar a água. Decore como preferir e o resultado deverá ser semelhante ao da imagem ao lado!

 

 

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *